Capítulo 05

Tiago agarra Beatriz, mas depois se desculpa. Ana vai à missa, encontra Guilherme e Antônia. Beatriz convence Dom Braz a deixá-la voltar ao Reino, onde deverá ir para um convento. Margarida sente ciúmes de Isabel. Cristóvão multa Bento por fazer marmelada adulterada. Dom Braz manda Beatriz viajar em companhia de Guilherme e Afonso. Isabel pede ajuda para interromper a gravidez e Aimbê garante que só o pajé dá jeito nisso. Bento pede que Antônia flerte com Cristóvão para livrar-se da multa. Apingorá recusa-se a levar Isabel até o pajé. Isabel participa da despedida de Beatriz. Tiago dá uma luneta de presente à noiva. Dom Jerônimo pede que Moatira o chicoteie. Antônia embriaga Cristóvão. Beatriz avisa que resolveu ficar.

Capítulo 06

Isabel fica furiosa com a decisão de Beatriz. Cristóvão paga a multa de Bento. O filho de Moatira gosta de Basília, mas esta o evita. Dom Jerônimo certifica-se de que Ana é virgem. Moatira é mandada para a catequese e se destaca no coro de Padre Miguel. Leonel vai atrás de Isabel, na aldeia de Apingorá. Tiago teme fazer a infelicidade de Beatriz. Ana escolhe um vestido preto para se casar. Dom Braz e sua família vão à vila, para a festa de São Lourenço. Leonel e Margarida ficam em Lagoa Serena. Antônia decide só voltar a deitar-se com Bento depois de casados. Na festa, Bento e Rosália flertam; Antônia vê tudo. Vasco Antunes fica impressionado com a beleza de Beatriz. Tiago chega à vila.

Capítulo 07

Padre Simão irrita Dom Braz com sua pregação contra o comércio de índios. O pajé se recusa a ajudar Isabel. Dom Jerônimo proíbe que Ana converse com Beatriz. Guilherme pede Ana em casamento. Antônia garante a Davidão que não se deitou com Cristóvão. Padre Miguel nega que Bento tenha tratado dos papéis do casamento. Tiago sente ciúme ao ver Beatriz dançando com Vasco. Antônia vai buscar Bento na festa e arma um escândalo. Vasco pede Beatriz em casamento; Dom Braz deixa que ela decida. Beatriz escolhe Tiago. Bento se aproxima de Aimbê. Isabel procura o Caraíba. Guilherme marca encontro com Ana. Dom Jerônimo ordena que Bento mande matar Afonso e Guilherme antes que falem com o Provedor sobre o ouro. Ana ouve tudo.

Capítulo 08

Guilherme parte sem ter visto Ana. Basília e Afonso se despedem. Antônia recusa o pedido de casamento de Davidão. Tiago se confessa com Padre Miguel: quer uma dura penitência para um grave pecado. Margarida apela para Apingorá: quer ter um filho. Tiago começa a construir, sozinho, a torre da igreja. Leonor deixa Moatira a pão e água. Guilherme volta do meio do caminho. Os mestiços atacam a tropa de Guilherme. Afonso é ferido. Isabel deixa Margarida tonta com cauim. Leonel briga com ela. Dom Braz não convence Tiago a desistir da penitência. Isabel tenta se afogar no rio; Leonel a salva. Guilherme chega à igreja na hora do casamento de Ana e Dom Jerônimo.

 

Voltar