|
Dom Jerônimo recebe ordem de prisão, e nega ter tramado contra Afonso. Cristóvão é obrigado a emprestar sua cama para o Governador. Beatriz quer viver com Tiago em Ribeirão Dourado. Basília desconfia do homem mascarado. Mãe Cândida vai à aldeia em busca de Afonso; ele pede alguns dias para voltar para casa. Basília aceita o pedido de João Antunes. Cristóvão não consegue fazer amor com Antônia na rede. Padre Simão ameaça Padre Miguel: ou se confessa ou será expulso da Ordem. Guilherme e Ana fazem amor. Vasco se impressiona com a beleza de Ana. Basília mostra o mapa ao Governador. Morena pula no berço do filho de Isabel.
Capítulo 42 Beatriz salva a criança; Aimbê mata a jaguatirica, deixando Isabel desesperada. Beatriz avisa: o filho de Isabel agora é seu. Afonso não tem coragem de falar com Basília. Rosália depõe contra Bento e Dom Jerônimo. Isabel visita o túmulo de Apingorá; começa a assumir o jeito de Morena. Dom Jerônimo manda Bento matar Rosália para impedir que deponha. Mãe Cândida se impressiona com o rosto desfigurado de Afonso. Durante a missa, Padre Miguel canta uma canção indígena; é expulso da Ordem dos Jesuítas. Rosália á um ultimato a Bento: ou ela ou Dom Jerônimo. O Governador interroga Bento. Beatriz foge com o filho de Isabel.
Capítulo 43 Apesar de temer perder Rosália, Bento mente para o Governador. Dom Jerônimo tem um trunfo: sabe que Bento é foragido, acusado de negociar pau-brasil com piratas e cometer assassinato. Bento confessa que Afonso não morreu, vive mascarado em Lagoa Serena. Vasco corteja Ana. Antônia se insinua para o Governador. Ao saber que Iamê está grávida, Afonso desiste de voltar para casa. Tiago e Bento brigam. Isabel vê Beatriz tentando, em vão, amamentar a criança. Padre Miguel vai para a aldeia de Apingorá, onde pretende dedicar-se aos índios doentes. Basília e Afonso se encontram. Apesar de saber a verdade, o Governador dá a posse do veio a Dom Jerônimo. Dom Braz se desespera.
Capítulo 44 Tiago não aceita a sentença. Basília se desespera ao saber que Afonso não voltará. Tiago e Dom Braz se preparam para lutar por Ribeirão Dourado. Dom Jerônimo pede reforços. Basília rompe o compromisso com João Antunes. Antônia volta para a casa de Davidão. Padre Simão fica sabendo que Padre Miguel acompanhará a tropa de Tiago. Dom Braz não permite que Isabel dê o filho para Beatriz. Mãe Cândida tem maus pressentimentos. Vasco quer partir com Ana e Guilherme. Beatriz tenta impedir que Tiago vá para a guerra. Soldados do Governador engrossam a tropa de Dom Jerônimo. Tiago e Beatriz se desentendem; ela avisa que vai embora de Lagoa Serena.
|