|
Em seu desespero, Leonel tem uma visão com Apingorá. Vasco atira no mameluco; antes de morrer, ele confessa o trato com Bento. Afonso impede que Leonel mate Isabel. Margarida é enterrada no jardim de rosas. Bartolomeu esconde uma carta. Leonel veda sua casa e vai embora. Ao saber que Leonor deitou-se com Bento, Dom Jerônimo a expulsa. Tiago e Dom Braz vão para Ribeirão Dourado. Padre Miguel tem febre, Moatira cuida dele, os dois se beijam. Gonçalo, Cristóvão e Falcão descobrem que Bartolomeu é casado. Dom Jerônimo prende Ana e parte para Ribeirão Dourado. Mãe Cândida também viaja rumo ao veio de ouro. Guilherme não encontra Ana.
Capítulo 38 Guilherme percebe a parede recém-construída, e liberta Ana. Moatira passa a noite na cela de Padre Miguel. Ana vai para a casa de Davidão. Bartolomeu é desmascarado. Prevendo uma peste, o Caraíba manda os índios fugirem dos brancos. Antônia volta a viver com Davidão. Bento e Afonso se encontram na casa de Dom Braz. Ao ver-se ameaçado, Afonso recupera a memória. Dom Jerônimo chega a Ribeirão Dourado. Padre Miguel cuida de Moatira, que cai doente. As mulheres de Lagoa Serena cercam o acampamento. Dom Jerônimo é amarrado. Bento e seus homens rendem a tropa de Mãe Cândida, mas Isabel foge e junta-se ao "exército" de Dom Braz. Bento é ferido. Tiago e Beatriz se reencontram.
Capítulo 39 As tropas de Bento e de Dom Braz lutam. Genoveva reconhece Afonso. Padre Miguel se culpa por ter contaminado Moatira. Os homens de Bento se rendem. Isabel salva a vida de Dom Braz. Dom Jerônimo se livra e fica furioso ao ver que Ana escapou; vasculha todas as casas da vila. Mãe Cândida pede que Dom Braz perdoe Rosália. João Antunes envergonha-se da covardia de Vasco. Tiago fica emocionado ao ver o filho. Leonor avisa Dom Jerônimo que Ana e Guilherme partiram encapuzados; ele os caça. Rosália dá uma espada de presente a Aimbê. Dom Braz convence Isabel a amamentar seu filho. Dom Jerônimo e seus homens vêem os dois encapuzados.
Capítulo 40 Dom Jerônimo se enfurece ao constatar que sob os capuzes estão Davidão e Gonçalo. Para agradar Dom Braz, Isabel cuida do filho. Dom Jerônimo encontra Guilherme e Ana; os dois homens brigam. Moatira morre. Guilherme e Ana partem à cavalo, perseguidos por Dom Jerônimo. Padre Miguel leva o corpo de Moatira para a aldeia. Vasco leva uma surra do pai. Dom Jerônimo é obrigado a voltar para a vila em companhia do Governador-Geral. Davidão não aceita casar-se com Antônia sem que ela o ame. Ana e Guilherme se refugiam em Lagoa Serena. O filho de Isabel recebe o nome de Braz. Padre Simão confirma as acusações que pesam sobre Dom Jerônimo e Bento.
|