Capítulo
33

Mais uma vez, Ana não tem coragem de envenenar Dom Jerônimo. Rosália deixa Bento. A jaguatirica Morena leva Genoveva até Isabel, que foge. Sozinha, no mato, Isabel da à luz a um menino. Bento manda Aimbê embora; Basília não o acolhe. Padre Miguel cobra de Padre Simão providências contra Dom Jerônimo. Afonso começa a reconhecer as pessoas de Lagoa Serena. Leonor consola Bento, que se embriaga com saudades de Rosália. Antônia os flagra juntos; rouba os calções de Leonor. Chantageada, Leonor é obrigada a fazer o que Ana quer. Bento vai buscar Rosália em Lagoa Serena. Moatira dá um chá de erva sonífera para Dom Jerônimo. Ana encontra-se com Guilherme. Isabel tenta afogar seu filho no rio.


Capítulo 34

Beatriz salva o filho de Isabel. Ana e Guilherme se beijam. Rosália impede que Basília mate Bento. Beatriz dá a criança para Margarida cuidar; ela o põe em seu peito e, para surpresa geral, consegue amamentá-lo. Ana descobre que seu pai agoniza na prisão. Moatira vigia Leonor: Dom Jerônimo não pode ser despertado. Rosália manda Aimbê avisar Dom Braz que o veio de ouro foi registrado. Afonso visita o jardim de Margarida, conversa com Tuiu. Dom Jerônimo enfrenta Bartolomeu que, pressionado por Antônia, tenta interpelá-lo. Afonso pergunta a Isabel se ela o conhece. Isabel desconfia que Afonso não morreu. Bento manda acordar Dom Jerônimo.


Capítulo 35

Leonor não permite que Bento acorde Dom Jerônimo. Margarida não tosse desde que passou a cuidar da criança. Padre Miguel sonha com Moatira. Leonor decide não enganar mais Dom Jerônimo. Iamê impede que Afonso mostre o rosto para Isabel. Ana descobre que seu pai morreu; decide fugir com Guilherme. Margarida pede que Beatriz cuide do menino, caso ela morra. Dom Jerônimo não toma o chá; acorrenta Ana e Moatira. Bartolomeu vai à casa de Dom Jerônimo. Moatira se desamarra; sai em disparada. Guilherme fica chocado com os machucados de Ana, que fora torturada. Isabel arranca o filho dos braços de Margarida.


Capítulo 36

Margarida se desespera. Dom Jerônimo aponta uma pistola para Guilherme; mente ao revelar que consumou o casamento. Mãe Cândida quer recuperar o veio. Vasco confessa que roubou o lenço de Beatriz. Margarida fica muito doente e Gonçalo não dá esperanças de vida, manda chamar Padre Miguel para preparar a morte de Margarida. Antônia se muda para a casa de Bartolomeu. Intuindo a agonia da mulher, Leonel volta para Lagoa Serena. Antônia aceita o pedido de Bartolomeu. Aimbê avisa Tiago que Dom Jerônimo tomou posse do veio. Desconfiado, Dom Jerônimo decide examinar o veio pessoalmente. O mameluco de Bento fere Aimbê e aponta sua arma para Tiago. Leonel leva a criança para Margarida, ela o abraça e morre.

 

Voltar