Capítulo 25

Dom Braz pede a Tiago um novo mapa do veio. Bento conta a Rosália a trama para matar Afonso, mas garante que ele continua vivo. Tiago e Beatriz se beijam. Padre Simão ameaça expulsar Padre Miguel da Ordem. A saúde de Ana melhora. Tiago diz a Isabel que não a ama. Margarida está muito doente. Bento e Dom Jerônimo desconfiam de Ana. João Antunes avisa sobre a vinda de um juiz para libertar os índios. Moatira está apaixonada por Padre Miguel. A índia Iamê cuida de Afonso. Antônia volta para a casa de Davidão. Dom Jerônimo expulsa Leonor de casa; pede a Ana a imagem de São Sebastião. Tiago sente ciúmes de Beatriz. Isabel flagra Vasco olhando frustrado para o casal.

Capítulo 26

Ana desvia a atenção de Dom Jerônimo da imagem. Basília e Afonso não se reconhecem: ele perdeu a memória. Cristóvão abriga Leonor em sua casa. Isabel espreita Tiago e Beatriz o tempo todo. Bento confessa a Rosália a verdade sobre o veio de ouro. Padre Miguel se atormenta por desejar Moatira. Margarida quer cuidar do filho de Isabel. Mãe Cândida aconselha Basília a aceitar o pedido de João Antunes. Dom Braz convoca homens para resistir às ordens de Dom Manuel. Vasco é flechado no braço. Rosália vai à casa de Dom Jerônimo. Parati desconfia que o homem desfigurado é Afonso. Guilherme marca encontro com Ana. Dom Braz encontra-se com o juiz e sua tropa.

Capítulo 27

Dom Braz discute com Padre Simão e Dom Manuel. Ana vai encontro de Guilherme. Isabel confessa ter ferido Vasco por engano: a flecha era para Leonel, por ter morto Apingorá. Afonso recupera a consciência, mas não a memória. Iamê o chama de Abapissassu. Dom Manuel se impressiona com o número de revoltosos. Isabel se muda para a casa de Margarida, que cospe sangue. Mãe Cândida tranca Vasco no quarto. Padre Miguel pinta uma imagem de Nossa Senhora com as feições de Moatira. Rosália avisa Tiago que Afonso está vivo. Bento esbofeteia Rosália. Moatira fica feliz ao ver-se na pintura de Padre Miguel. Basília vai à aldeia de Parati. Dom Braz e o juiz fazem um acordo.



Capítulo 28

O Caraíba prega a liberdade dos índios. Bento e Rosália se deparam com Dom Braz, que finge não ver a filha. Basília não encontra uma velha cicatriz nas costas de Afonso, que está pintado como índio. Padre Simão denuncia: está sendo preparada uma nova armação. Na falta de cadeia, Dom Braz fica preso na casa de Bartolomeu. Moatira e Padre Miguel fazem amor e ele se arrepende muito de seu ato. Vasco vai ao quarto de Beatriz, que foge dele. Rosália leva uma imagem com um bilhete de Guilherme para Ana. Dom Jerônimo intercepta o bilhete. Rosália encontra o mapa ensangüentado. Vasco rouba um lencinho de Beatriz. Ana e Guilherme se abraçam no pátio do colégio; Dom Jerônimo chega à Igreja, não os vê.

 

Voltar