Capítulo 01

A índia Moatira dá banho em seu filho. Brancos avançam na direção da aldeia; entre eles Bento Coutinho, Dom Braz, Afonso e Isabel, a única mulher a tomar parte da Bandeira. O namorado de Moatira é morto com um tiro. Os índios são massacrados. Beatriz, prima e noiva de Tiago Olinto,desembarca em Santos, na mesma caravela que traz Ana, Antônia e Padre Miguel. Tiago, filho de Dom Braz, afirma ter encontrado ouro próximo à aldeia. No porto de Santos, Aimbê e Tuiu aguardam Beatriz. As roupas espalhafatosas de Antônia chamam atenção. Mestre Davidão se insinua para ela. Encarregado por Dom Jerônimo de cuidar de sua noiva, Guilherme procura Ana: os dois sentem-se atraídos um pelo outro. Beatriz parte para Lagoa Serena. Tiago mata um mameluco que tenta violentar Moatira. Furioso com a perda de seu mestiço, Bento briga com Tiago. Uma das duas arcas de Beatriz cai; ela desce até um platô do precipício e despenca no abismo.


Capítulo 02

Beatriz é resgatada com vida, segue viagem e encontra Antônia. Afonso alerta seu pai, Dom Braz: os negócios de Bento são escusos. Tiago faz outro mapa do veio de ouro; o primeiro sumiu. Isabel desmaia. Ana confessa a Guilherme ser cristã-nova; desabafa com Padre Miguel: para salvar o pai do Santo Ofício, se converteu e vai casar com Dom Jerônimo, irmão do inquisidor-mor. Beatriz chega à Lagoa Serena. Padre Miguel perturba-se ao ver o seio de uma índia. Margarida lamenta não ter filhos. Dom Braz estranha o sumiço de Bento. Tiago protege o filho de Moatira. Guilherme, Ana e Padre Miguel partem ao encontro de Dom Jerônimo. Guilherme declara-se para Ana. Bento se declara para Antônia. Dom Braz e sua comitiva chegam a Lagoa Serena. Afonso abraça sua mulher Basília, Margarida abraça seu marido, Leonel. Tiago foge de Beatriz; ela chora.


Capítulo 03

Dom Braz decide marcar a data, mas Tiago confessa à Mãe Cândida que não quer se casar com Beatriz. Afonso tem certeza que seu filho não foi morto pelos carijós. Tuiu rouba vinho e é mandado embora de Lagoa Serena. Aimbê conta que Beatriz mentiu: não foram quatro arcas perdidas, apenas uma. Antônia se hospeda na casa de Davidão. Gonçalo, Bartolomeu e Cristóvão pedem Antônia em casamento. Beatriz decide não casar, vai embora de Lagoa Serena. Dom Braz, Leonel e Afonso encontram-na. Antônia troca Mestre Davidão por Bento. Ana e Guilherme se beijam. Padre Simão quer impedir que Dom Braz venda os índios. Padre Miguel flagra Ana rezando como uma judia. Tiago se recusa a sentar à mesa com a família. Dom Braz o obriga a pedir perdão; Beatriz impede que ele seja chicoteado.


Capítulo 04

Apesar de tudo, Dom Braz marca a data do casamento. O Caraíba prevê que Tiago trará ruína para a fazenda. Ana entrega as jóias de seu pai a Dom Jerônimo. Guilherme recebe uma pulseira como pagamento, mas pede que Padre Miguel a devolva à Ana. Antônia prepara marmelada para Bento. Dom Jerônimo leva Moatira para sua casa. Bento conta para ele onde Dom Braz leiloará seus índios e mostra o mapa do veio de ouro. Dom Jerônimo resolve mandar matar Afonso antes que este fale com o Provedor. Dom Braz pede que Guilherme acompanhe Afonso na viagem. Padre Miguel se perturba com a nudez das índias. Margarida desconfia que Isabel está grávida. Padre Simão não consegue impedir o leilão; excomunga Dom Braz. Beatriz encontra Tiago na dispensa, completamente bêbado.

 

Voltar